A Rebeldia dos Elétrons | Desmistificando a Física Quântica #01



O experimento da fenda dupla é um dos primeiros a nos revelar o mundo incrível da mecânica quântica. E nesse vídeo vamos falar sobre a rebeldia dos elétrons revelada neste experimento.

@davirsimoes

Fontes/saiba mais: comentário fixado

source

40 COMMENTS

  1. O caminho dos fótons e elétrons, não é linear, e existem através de ressonância, colisões entre eles mesmos assim explicando a concepção de ser onda e partícula ao mesmo tempo

  2. Primata falante o que vc pensa sobre Ondas Piloto? veja o video aqui, eu acredito que talves essa seja a resposta mais correta.

    https://www.youtube.com/watch?v=OD1bjqghnZk

    Eu vi que existe uma certeza porcentagem de cientísta que acreditam nessa possibilidade mas que não conseguiu seguir a diante, o que vc pensa sobre isso? Se eu fosse para escolher um dos lados eu escolheria que as ondas piloto seria correto pq faz sentido, embora nao tenham provado, agora algo probabilístico eu não consigo aceitar.. Por isso intuitivamente é mais agradável para mim que as ondas piloto fazem mais sentido, o que vc pensa sobre isso?

  3. É por isso que muita gente pensa que vivemos num mundo tipo Matrix. Se não observado, não precisa ser "renderizado".
    Nos jogos de videogames em primeira pessoa o que está atrás, não visto, não precisa ser renderizado e por isso gasta menos processamento. Assim como os nossos sonhos onde se andamos em algum lugar e olharmos para trás, coisa que pouquíssimas pessoas fazem em sonhos, não verá nada. Apenas um vazio. O cérebro para economizar "processamento" não renderiza.
    Se elétrons não são observados então o mundo quântico não precisa renderizar as coisas. Mas porque economizar processamento/energia num universo? Estamos dentro de um palco… Uma Matrix?

  4. Excepcional video. Assisto muitos canais japoneses, europeus, americanos e australianos mas sem dúvida, esse é um dos melhores canais de ciência que já tive o prazer de conhecer. Parabéns pelo grande serviço para a divulgaçāo científica. Greeting from Australia.

  5. Me desculpe, mas os elétrons não são rebeldes, basta perceber que existem motivos fisicos para que eles cumpram tais trajetórias. O fato de pensar que eles são rebeldes, vem da ignorancia( não conhecer) do que realmente existe num mundo tão minusculo.

  6. Sabe muito! Chocado! Em breve ganhará o Nobel. Afirmações contrárias à de lendas mundialmente consagradas na física quântica. Desmentiu, Bohr, Einstein, Max Planck, Tesla… o mundo precisa te ouvir Irmão!
    Amigo, o que há em excesso de esoterismo em uns falta demais em outros. Você pode ser o que quiser, mas afirmar que não se cria com o pensamento… que a mente não tem o poder de mudar a realidade… É a prova que você ainda vai chegar lá. E se pesquisar, for dedicado, e humilde, voltará com um vídeo mais honesto. Não sabemos tudo, não podemos desqualificar pesquisadores, cientistas, querendo trata-los como místicos. Te faltou maturidade e leitura. Mas ainda tem tempo pra resolver esse vácuo cognitivo. Quanta soberba, amigo. Toda realidade é mental! Pensaram muito, até criarem este celular com todos os componentes necessários para que esta mensagem chegue até você. Através da frequência certa, que encontrará o número do teu smartphone. Meus pensamentos, também geram ondas, que me conectam com frequências que podem sim, mudar a realidade. Aliás, a realidade é o consciente coletivo. Torço muito pra que você seja iluminado por este conhecimento. 👁

  7. Eae mano, tranquilo?
    Seguinte… Meu professor de filosofia usa um método bem fraco que consiste em passar um resumo de um capítulo do livro didático toda semana (é bastante cansativo e quase nada instigante). No meu último resumo, pela primeira vez eu fui sincero e realmente escrevi algo a partir da reflexão.
    O capítulo da vez era sobre a Liberdade, definida pela autora (Marilena Chaui) como um conceito que requer racionalidade e deliberação, a criação de algo como uma escolha, por parte do indivíduo para que este seja considerado livre. No livro, também foram rapidamente mencionados o acaso e o destino, que me lembraram de um texto sobre o Demônio de Laplace que li recentemente.
    Liberdade vai, Liberdade vem e eu conclui que ela não poderia existir como descrita no livro porque, em resumo, o universo é um sistema determinístico e uma decisão dependeria de causas totalmente alheias e/ou anteriores à consciência do indivíduo.
    Ok, trabalho finalizado. Mas, nesse ponto, eu me lembrei do seu vídeo e da sua conclusão de que não existe algo como destino e voltei aqui. Agora, venho por meio deste pretensiosamente eloquente comentário te perguntar: E se o que chamamos de sistemas probabilísticos e aleatórios forem apenas sistemas determinísticos, caóticos a ponto de nós nem sequer suspeitarmos as causas extremamente complexas de sua determinação?
    Não me agrada esse resultado, mas não consigo pensar em como pode estar errado. 🙁

  8. Nada como dormir em um colchão quântico e ao acordar tomar um café com água em pedras quânticas fazer aquelas leituras que ajuda no remodelamento quântico de nossas cadeias de DNA … NAAAAAAAAO

  9. Eu não entendo como a parada pode ser onda se ele esta sendo lançado sozinho, pra mim onda é como uma força ou uma pertubação que se propaga por um meio, mas a particula ta ali sozinha, como ela é pertubada a ponto de mudar sua trajetoria?

  10. "Se existe alguma lição que você pode tirar da mecânica quântica para a sua vida é que nós podemos aprender um pouco com a rebeldia dos elétrons" Fantástico esse vídeo ou melhor, esse filme didático.

Deixe uma resposta