Aula 1 – Dedução da Equação De Schrodinger



Dedução da Equação De Schrodinger

source

31 COMMENTS

  1. Tenho 18 anos e não entendo quase nada de Matemática, apenas alguns conceitos básicos, mas achei muito interessante essa aula. Me interesso muito pela Mecânica Quântica. Alguns conceitos aí eu peguei, mas o resto foi bem complicado, rsrs.

  2. BOM VÍDEO. A MATEMÁTICA EH COLOCADA DE MANEIRA CLARA, MAS FALTOU EXPLICAR UM POUCO MAIS O PORQUE DOS POSTULADOS. POR EXEMPLO POR QUE A DERIVADA SEGUNDA NA EQUAÇÃO DA POSIÇÃO OU O POR QUE DEDUZIR A EQUAÇÃO QUANDO A ONDA ESTAH SUJEITA A UM CAMPO POTENCIAL. MAS…. GOSTEI MUITO DO VIDEO. PARABÉNS!!!!

  3. Juan, porque a amplitude A desapareceu na sequência da demonstração? Outra dúvida, quando você derivou a função exponencial "e" em relação a variável tempo "t", a outra função exponencial desapareceu e vice-versa, porque elas desapareceram? Porque você derivou uma vez o tempo e duas vezes a posição?

  4. Quando foi derivada a função de onda ¥ tanto em relação a t como a x, o “A” desapareceu. Onde ele foi parar? Já que ele está multiplicando toda a função? Também desaparece a exponencial que seria constante quando deriva a variável oposta

  5. Quero escrever esse depoimento aqui, pois é o primeiro vídeo e tem maior visibilidade:
    – Eu sou bacharel em física médica pela UFS e esse curso foi extremamente minimizado virando quase uma engenheira e cortando as principais áreas da física (mecânica clássica , mecânica estatística , eletrodinâmica e mecânica quântica ). Logo após me formar em 2009 resolvi enveredar-me pelos caminhos da engenharia nuclear e estudei mestrado e doutorado na UFRJ, mas pela grande crise (roubo) a área nuclear desaqueceu (morreu) e acabei por voltar para física . Com muito esforço e dedicação consegui fazer a uniposrio e conseguir passar para fazer doutorado na UERJ na área de física de partículas e Campos . A luta estava apenas começando e iniciar essas disciplinas na pós graduação é bem complicado e se não fosse o curso do Amigo Juan Martins não sei se teria conseguido! Fiz mecânica quântica I e II, eletromagnetismo , mecânica estatística, física de partículas Ie II e teoria quântica de campos I e II ficando com quase todas conceito A(menos estatística).
    Então Juan muito obrigado pelo curso e pela ajuda mesmo que indiretamente !

  6. Olá, tenho muito interesse em aprender sobre mecânica/física quântica. Tenho 16 anos. Queria saber quais outros assuntos devo ter domínio para que eu possa ir para o estudo da mecânica quântica, conseguindo acompanhar todos os raciocínios. Estou no 1° ano do ensino médio. Obrigado desde já, amigo!

  7. Vc não deduziu a equação de Schrodinhger… vc supos uma resolução da EDP ( Equações Diferenciais Parciais) e com isso, ja quea sua solução da EDP está correta, chegou novamente a Equação de Schrodinger….a equação de Schrodinger não é deduzida.

  8. Professor, tbm poderia abordar a soma de ondas provando que a soma de ondas de schrodinger tbm é solucao. Por exemplo.
    Como ficaria a soma de Aexp{i(kx-wt} e Bexp{-i(kx+wt)} para uma particula m num potencial V = Vo e a relação entre w e k, solução essa em 1D

  9. Ola, estou usando o e-mail de meu amigo para poder comentar sobre seus videos. Estou me esforçando para estudar através de seus videos sobre Mecânica Quântica, meu objetivo é usa-los para entender e desenvolver Computação Quântica. Não tenho doutorado, estou graduando Ciência da Computação.
    Queria saber se você enviasse mais exercícios  para esse e-mail [email protected] temporariamente. Também alguns arquivos pdf mesmo que a leitura seja técnica ou se tiver em outra língua, apesar de entender apenas português. Se tudo isso não for incomodo eu lhe agradeço muito.

  10. Prezada Carla..Eu uso a mesa:
    http://design.revendaoficial.com/produto/mesa-digitalizadora-wacom-intuos-pentouch-cth480l-pequena.html
    Observe que é a CTH480. Eu uso a pequena mesmo…
    Eu trabalho em Linux e uso o software MyPaint para escrever e o Software RecordMyDesktop para gravar…Ambos são softwares bem simpes e pode baixar Gratis na Central de Downloads do  Ubunto…
    Se voce trabalha no Windows com certeza tem melhores Softwares que os do Linux..mas eu nao conheco…

Deixe uma resposta