Aula 1 – Dedução da Equação De Schrodinger

Tao Te Ching: O Livro Do Caminho E Da Virtude, Ed. Comentada
2 de novembro de 2019
tunelamento quantico gta para maiores
2 de novembro de 2019

Aula 1 – Dedução da Equação De Schrodinger



Dedução da Equação De Schrodinger

source

31 Comments

  1. Tenho 18 anos e não entendo quase nada de Matemática, apenas alguns conceitos básicos, mas achei muito interessante essa aula. Me interesso muito pela Mecânica Quântica. Alguns conceitos aí eu peguei, mas o resto foi bem complicado, rsrs.

  2. Otto Mol disse:

    BOM VÍDEO. A MATEMÁTICA EH COLOCADA DE MANEIRA CLARA, MAS FALTOU EXPLICAR UM POUCO MAIS O PORQUE DOS POSTULADOS. POR EXEMPLO POR QUE A DERIVADA SEGUNDA NA EQUAÇÃO DA POSIÇÃO OU O POR QUE DEDUZIR A EQUAÇÃO QUANDO A ONDA ESTAH SUJEITA A UM CAMPO POTENCIAL. MAS…. GOSTEI MUITO DO VIDEO. PARABÉNS!!!!

  3. Luis Cazuny disse:

    Juan, porque a amplitude A desapareceu na sequência da demonstração? Outra dúvida, quando você derivou a função exponencial "e" em relação a variável tempo "t", a outra função exponencial desapareceu e vice-versa, porque elas desapareceram? Porque você derivou uma vez o tempo e duas vezes a posição?

  4. O primeiro que vejo falando de algo tão sério é correto

  5. Ótimo canal

  6. Ótimo vídeo!

  7. Dilson Neto disse:

    Quando foi derivada a função de onda ¥ tanto em relação a t como a x, o “A” desapareceu. Onde ele foi parar? Já que ele está multiplicando toda a função? Também desaparece a exponencial que seria constante quando deriva a variável oposta

  8. Ígor Donini disse:

    qual o livro utilizado a ser seguido nesta disciplina?

  9. Luiz Henrique disse:

    Surgiu uma dúvida. Não entendi pq 1/(-i) ficou i.

  10. Luiz Henrique disse:

    Excelente!!! +1 subs

  11. Quero escrever esse depoimento aqui, pois é o primeiro vídeo e tem maior visibilidade:
    – Eu sou bacharel em física médica pela UFS e esse curso foi extremamente minimizado virando quase uma engenheira e cortando as principais áreas da física (mecânica clássica , mecânica estatística , eletrodinâmica e mecânica quântica ). Logo após me formar em 2009 resolvi enveredar-me pelos caminhos da engenharia nuclear e estudei mestrado e doutorado na UFRJ, mas pela grande crise (roubo) a área nuclear desaqueceu (morreu) e acabei por voltar para física . Com muito esforço e dedicação consegui fazer a uniposrio e conseguir passar para fazer doutorado na UERJ na área de física de partículas e Campos . A luta estava apenas começando e iniciar essas disciplinas na pós graduação é bem complicado e se não fosse o curso do Amigo Juan Martins não sei se teria conseguido! Fiz mecânica quântica I e II, eletromagnetismo , mecânica estatística, física de partículas Ie II e teoria quântica de campos I e II ficando com quase todas conceito A(menos estatística).
    Então Juan muito obrigado pelo curso e pela ajuda mesmo que indiretamente !

  12. Quero muito entender a física quântica, porém, não estou entendendo nadica de nada. Seria porque não conheço a física normal ? Alguém leigo como eu tem como aprender ??? Se tiver, de onde preciso partir ??? Desculpem-me pela falta de conhecimento. Estou em busca dele. Gratidão. Grande abraço.

  13. Raul Sérgio disse:

    Olá, tenho muito interesse em aprender sobre mecânica/física quântica. Tenho 16 anos. Queria saber quais outros assuntos devo ter domínio para que eu possa ir para o estudo da mecânica quântica, conseguindo acompanhar todos os raciocínios. Estou no 1° ano do ensino médio. Obrigado desde já, amigo!

  14. Jonatas Silva disse:

    Muito bom, me ajudou bastante, parabéns.

  15. jonas furtado disse:

    Cara você é muito foda.
    Você posta conteúdo muito
    Educativo valeu 😀😀

  16. Nayara Silva disse:

    Aula nota 1000, parabéns professor!!!

  17. oi, gostaria de saber como você encontrou a seguinte expressão n=sqrt(1-V/E)?

  18. Abel alberto disse:

    Excelente!!!!

  19. Vc não deduziu a equação de Schrodinhger… vc supos uma resolução da EDP ( Equações Diferenciais Parciais) e com isso, ja quea sua solução da EDP está correta, chegou novamente a Equação de Schrodinger….a equação de Schrodinger não é deduzida.

  20. 18:04
    Mas você está substituindo a energia cinética por E, sendo que E é a energia cinética mais a potencial, não?

  21. Quanta é o plural de quantum? Momenta então é o plural de momentum? Mas por que chamamos de "momento"?

  22. Renan Alves disse:

    Professor, tbm poderia abordar a soma de ondas provando que a soma de ondas de schrodinger tbm é solucao. Por exemplo.
    Como ficaria a soma de Aexp{i(kx-wt} e Bexp{-i(kx+wt)} para uma particula m num potencial V = Vo e a relação entre w e k, solução essa em 1D

  23. Alguém pode me explicar a parte da função de onda? Ou me indicar ou local onde eu possa aprender? Desde já agradeço.

  24. obrigado professor! consegui compreender com tua explanação! continue fazendo vídeos!

  25. Marc El disse:

    Maravilha!

  26. josimar jsa disse:

    Estou estudando Física Moderna. Com certeza quando for para física quântica usarei muito essas vídeos-aulas. Obrigado por postar !

  27. tenho uma pegunta:
    pq na descrição da mecânica ondulatória de shrodinger vc derivou umas vez em função do tempo e DUAS vezes em função do espaço?
    isso é escolhido arbitrariamente?

  28. Julio Cesar disse:

    Obrigado pelos videos, são muito bons. Continue com eles!

  29. Ola, estou usando o e-mail de meu amigo para poder comentar sobre seus videos. Estou me esforçando para estudar através de seus videos sobre Mecânica Quântica, meu objetivo é usa-los para entender e desenvolver Computação Quântica. Não tenho doutorado, estou graduando Ciência da Computação.
    Queria saber se você enviasse mais exercícios  para esse e-mail [email protected] temporariamente. Também alguns arquivos pdf mesmo que a leitura seja técnica ou se tiver em outra língua, apesar de entender apenas português. Se tudo isso não for incomodo eu lhe agradeço muito.

  30. Prezada Carla..Eu uso a mesa:
    http://design.revendaoficial.com/produto/mesa-digitalizadora-wacom-intuos-pentouch-cth480l-pequena.html
    Observe que é a CTH480. Eu uso a pequena mesmo…
    Eu trabalho em Linux e uso o software MyPaint para escrever e o Software RecordMyDesktop para gravar…Ambos são softwares bem simpes e pode baixar Gratis na Central de Downloads do  Ubunto…
    Se voce trabalha no Windows com certeza tem melhores Softwares que os do Linux..mas eu nao conheco…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: