DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA #1 Macete pra montar o Diagrama de Pauling



Nesse vídeo você vai aprender uma forma muito fácil de montar o Diagrama de Pauling. Como os elétrons dos átomos dos elementos químicos estão distribuidos em níveis energéticos podemos, a partir do diagrama, escrever a configuração eletrônica desses átomos.

IMPORTANTE!!
As contribuições para o progresso científico dadas pelo químico Norte Americano Linus Carl Pauling (1901-1994) não caberiam em uma unica postagem. Ele certamente foi um dos mais importantes cientistas do século XX e suas contribuições permeiam não só a química, mas passam também pela biologia com a análise estrutural de proteínas através de técnicas de cristalografia de raios X.
No entanto, um erro permanece na maioria dos livros de nível médio escritos no Brasil (e agora se propagam pelas vídeo-aulas) que é atribuir o diagrama contendo a ordem energética de preenchimento dos orbitais em átomos multieletrônicos a Linus Pauling.
A ordem de energia no preenchimento dos orbitais foi proposta pelo físico alemão Erwin Madelung e é também conhecida como princípio de Aufbau.
O diagrama que conhecemos hoje como “Diagrama de Linus Pauling”, apareceu pela primeira vez (na forma como conhecemos) no livro de química inorgânica de Therald Moeller (Moeller, T. Inorganic Chemistry. 1952) e trata-se apenas de um mnemônico para prevermos a configuração eletrônica de um átomo.
Texto retirado da página “Bizu da Química” no Facebook.

Macete diagrama de pauling / Dicas diagrama de linus pauling
Macete distribuição eletrônica / Macete configuração eletrônica
Tabela periódica / Videoaula tabela periódica

Q de Química – Professor Michael Lima

source

50 COMMENTS

  1. Opa, galera!
    Fico muito feliz em estar ajudando vários alunos virtuais. Se eu também pude ajudar você com esse vídeo, não esqueça de deixar seu comentário… isso é muito importante para que eu possa me motivar e continuar fazendo vídeos como esse.
    Bons estudos a todos!!

Deixe uma resposta