EEFEITO ZENÃO QUÂNTICO: ÁTOMOS CONGELAM AO SEREM MEDIDOS



Em experimentos realizados recentemente, cientistas constataram que em medições repetitivas de curto intervalo, partículas atômicas congelam no tempo.

source

41 COMMENTS

  1. Ola, meu nome é lucas e essa sera a segunda vez que comento um vídeo seu.
    O efeiro Zenão ocorre quando uma medição é feita automaticamente? Digo, feita por maquinas?
    Ou a presença de um "observador vivo" realmente é necessário?
    A primeira vez q comentei, lhe perguntei se o fato deu olhar pra uma pedra, a alteraria de qualquer forma… Se existia algo q saía de mim para ela e a "mudasse". Foi a mt tempo rsrsr

  2. Parceiro, seu canal é simplesmente incrível. Caí em um de seus vídeos enquanto estudava certos temas e putz, muito bom. A maneira como é montado o texto, "tradução" das explicações de físicos e profissionais das áreas, como o conteúdo é condensado, utilizações de exemplos no vídeo na medida do possível..

    Está de parabéns, e espero que possa continuar o trabalho no canal.

    P.S: aborde o tema da supersimetria em um próximo vídeo, plz

  3. Não acredito nessa teoria do gato ,por que no experimento de dupla fenda ninguem considera que as ondas se propagam em particulas (eter) ,como exemplo a água tem ondas e se não existir os atomos (particulas) não tem meios pra ela se propagar ou melhor não existiria ,o mesmo com a luz se não tiver um meio pra ela se propagar ela não poderia existir .assim como a terceira lei de newton .

  4. Antes de conhece física quântica qdo estava trabalhando ficava doido pra chegar a sexta feira,agora não importo com isso TDs os dias são maravilhosos a semana passa rapidamente muito louco isso kkk

  5. Sabe oq é mais interessante, e aqui reside a grande discussão, se essas maluquices ocorrem no micro também acredito q funcionam no macro, mesmo porque as partículas observadas no experimento compõe nossa matéria, órgão, corpo humano, etc. Estamos todos interligados com a física quântica (celulares, GPS, etc) daí esses experimentos deveriam ser entendidos mais facilmente, todavia, não é o q acontece, estamos tão presos à matéria q duvidamos desses experimentos, mas creio que com o avanço da tecnologia isso ficará mais fácil de ser incorporado, abs

  6. A forma mais fácil até aqui de aprender e ver o efeito Zenao am ação, se levarmos em conta que tudo é consciência, o átomo está na perspectiva de que será analisando novamente. É aí para mim esta o caso e a solução. Estou más não estou; sou más não, e aí é sou ou estou, sou e estou ao mesmo tempo espaço tempo, tempo espaço.. Sem limites com limites.

  7. Pergunta: Quando se diz observar o movimento se quer dizer olhar mesmo ao pé da letra, olhar para o experimento? Tipo estou olhando como olho pro meu computador, meu armário e pra todas as coisas do dia a dia ou olhar no sentido de medir atomicamente a partícula? Sempre tive essa duvida por mais tola que pareça minha pergunta mas gostaria mesmo de saber

  8. É parecido com os meus tempos de escola. Quando os diretores de escola viam se seus alunos estavam bagunçando na sala de aula fechada. Quando abriam a porta, todos estavam comportados, mas na hora que ele fechava a porta…

    Brincadeiras à parte, o fator tempo sempre surpreende. Valeu, professor.

  9. eu sou leigo, mas minha teoria para "o movimento n existe" eh q o universo deve ter um "frame rate limite" tipo quando uma medida de distancia fica a 0,999999999 por exemplo, vai chegar uma hora q passara a 1.

Deixe uma resposta