Experiência da Fenda Dupla



Dualidade onda/partícula

source

37 COMENTÁRIOS

  1. O fato de nascer e passar a ser um observador ,um pensador nos transformamos a realidade das ondas em partículas. Então tudo o que presenciamos como matéria em forma de partícula (solido) na verdade só está sendo sólido porque estamos aqui observando,presenciando.Entao toda a realidade e diferente .tudo na verdade e uma possibilidade que se transforma em mundo quando nascemos e dizemos haja tudo.acho que nos somos o que criou toda a realidade

  2. Acho que a realidade jamais pode ser detectada, a partir do momento que é detectada, não é mais realidade, é só uma detecção e nada mais, por isso que a onda é "real", não sabemos onde ela está e como vai se comportar.

  3. Provavelmente é o próprio detector de elétrons que está interferindo de alguma forma ainda não observada no comportamento dos elétrons. A reação dos elétrons, certamente é se transformar em partícula. Não sou físico, mas a lógica é essa. Pensar que o elétron está reagindo ao ato humano de observação é dificil de se imaginar. Como você mesmo analisou, quando o detector foi acionado em somente uma extremidade, a outra também manteve o comportamento de partícula. Este detector está, de alguma maneira, interferindo no comportamento do elétron.

  4. Existe um experimento novo que usa Medição Fraca (realizado por Aephraim Seinberg – weak measurement) para observar onde as partículas passaram pelas fendas. Nesse experimento, pelo que entendi, ao se medir o padrão ondulatório não mudou, ou seja, a observação não afetou o experimento. Segundo o referido cientista a partícula passa apenas por uma fenda mas gera uma onda associada a ela. Isso, segundo os parcos textos que encontrei sobre o tema, colocaria a teoria da incerteza em cheque. Alguém sabe mais sobre esse experimento e seus impactos?

  5. Parece óbvio acreditar que de uma mesma fonte quando você interfere de um lado possa causar a mesma reação do outro, pois são ligada com o todo, seria a mesma coisa de xingar a humanidade e se ter comportamento desigual, ou seja, insatisfação em geral, óbvio, quando trabalhamos com complexidade humana as coisas tende a mudanças devido as influências culturais.

  6. fantástico! Fiz um curso de eletrônica… Deis de pequeno sempre sou fanático em saber como as coisas funcionam… (como funciona isso? como a imagem chega na minha tv?… sou fascinado pela física quântica, mas ainda não sei quase nada. obrigado pela sua explicação.

  7. Pode ser uma besteira muito grande, mas isso seria uma evidencia para algum tipo de poder psiquico do ser humano, digo não aquele tipo de poder que vemos nos quadrinhos, mas um tipo de poder que nos capacita de afetar o meio somente "pela nossa mente"?

  8. desculpa mas isso é mau demais para ser verdade, você não pode acreditar em experiências tolas.
    não é possível fazer experiências em física quântica, desde logo porque em física quântica tudo é onda, pelo que não pode colocar barreiras com fendas nem um alvo.
    usa seu cérebro para pensar. tudo são ondas!!!!! viu.

  9. Está bem claro … nós é que criamos a realidade que queremos , pois podemos comandar esses micro-mundos. Toda a nossa tecnologia atual é simplesmente a  escravização desses micro-mundos, O ser pensante domina os elementos da natureza, criando as realidades que quiser, só que isso tem um preço na economia do todo cósmico, onde cada desequilíbrio, cada dissonância ,gera sofrimento no ser que observa e modifica o padrão original …   O Universo é uma sinfonia super afinada, intencionalmente, quer queiramos ou não , quer acreditemos ou não !!! A dor nos ensinará …

  10. oi, o que altera a condição é a intenção do observador, que antecipa o resultado de ondas para partículas. Ai se explica o verbo se faz carne!!!!!, observamos, logo fazemos existir……., é bem longa a explicação!!!!!

  11. Milton, a lei que rege esse "mundo quântico" especificamente essa "dualidade" da matéria não teria sido criada no primeiro Big Bang e nossos cientistas ainda não a codificou? Ou essa lei poderia ser criada por uma consciência mais evoluída que criou o evento (Big Bang) e agora está nos observando? Parabéns! 

  12. Aceitar que tal efeito ondulatório desapareça pelo simples fato de observar-se( e somente quando se observa) significa aceitarmos a ideação conspiratória da natureza contra nós (seriam "espíritos" brincalhões !!??).
    Alguém saberia dizer qual o principio de funcionamento dos sensores utilizados detectar os fótons? Esses sensores podem estar interferindo fisicamente (não metafísica) nas ondas emitidas.
    O que causa mais estranheza é o fato desse "espantoso" resultado ocorrer sempre que se observa; deixa de ser um resultado probabilístico para ser  como numa simplista lógica binária, 1 ou 0.  
    Isso me parece mais experimento incompleto ou mal conduzido.

  13. Milton Cesar F. M, tenho uma ideia para tentar solucionar isso.
    1º Já observou que a intenção de observar a molécula faz com que a experiência não seja desvendada, porém se fizer essa experiência com alguém irracional, tipo um Macaco treinar ele para fazer exatamente a mesma coisa que vcs estão fazendo ligar e desligar o aparelho, acho que o resultado iria se alterar, pois todos que fizeram até agora o experimento são seres humanos, a partir da ideia que um ser irracional não tem objetivo em comum, pode ser que essas partículas revelem sua essência. 

  14. Seria ingenuidade acreditar que a figura do cientista é isenta de crenças pessoais. Aliás, é isso o que motiva as escolhas do cientista: suas crenças pessoais. Não há isenção como você ingenuamente coloca.
    A questão atual não é racional. O paradigma do predomínio da matéria já foi de longe superado. Não foi incorporado à metodologia científica, pois essa já não responde todos os paradoxos existentes. Faltam muitos observáveis na equação.
    A questão é sim de paradigma. Estamos em mudança. A física quântica chegou para ficar e com ela um novo paradigma.
    Que abra os olhos aqueles que querem ver.
    Você tem razão em suas colocações. Você segue o paradigma materialista. Mas apesar de estar com razão, não está certo ou correto.
    Essa verdade é incompleta assim como a ciência atual.
    Interações materiais não processam valores.
    O paradigma antigo já dura cerca de 400 anos. A ciência quântica adentra o mundo da interconexao. Não há isenção do cientista com o seu experimento, como você defende. É isso. Estamos em mudanças.
    Abraços fraternos.

  15. Olá Ronan, grato pelo seu comentário.
    A física quântica tem revolucionado a maneira como compreendemos o mundo. O problema da metodologia científica atual é evidente. Ela pesquisa apenas interações materiais. Está faltando algo na equação. Mas vamos adiante confiantes na mudança de paradigma. Abraços.

Deixe uma resposta