Mecânica Quântica – Capítulo 3



Material da Casa das Ciências, disponível para download em:
http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=38507365&Itemid=23

Esta série faz uma introdução à realidade quântica apresentando as respostas a perguntas simples do género “Como é que medimos a temperatura do Sol? “. Explica também fenómenos que podem ser considerados “divertidos”, como a interferência entre eletrões. E, por fim, o entrelaçamento quântico, que assume protagonismo como o potencial futuro da computação, da criptografia e até mesmo do teletransporte.
No final do Descritivo, verá os links para os outros cinco capítulos da série.
No terceiro capítulo da série, continua a abordagem ao estudo da estrutura atómica e a sua relação com a Mecânica Quântica. Depois do modelo proposto por de Broglie para o átomo de hidrogénio, explicam-se os grandes avanços no modelo atómico que representaram os trabalhos de Heisenberg e Schrödinger. É explicada a natureza dual da matéria (onda e partícula) e aquilo que representa a Equação de Schrödinger para o conhecimento da matéria.
Todos os vídeos desta série estão inseridos numa estória de ficção científica chamada “CounterClockWise” que pretende captar a atenção da audiência para a ciência. A estória inicia-se com Kevin (o herói) a conduzir o seu camião por uma estrada rural. Diana (uma bela bióloga) está escondida no camião e Kevin não a vê até que, de repente, um par de luzes muito fortes surgem na estrada mesmo em frente dele. Logo surgem no futuro e conhecem Chaucer, o misterioso líder de um projeto que tenta construir uma máquina do tempo para os enviar de volta. Encontram-se regularmente para aprender e discutir a ciência necessária para que o projeto seja bem sucedido. As reuniões são virtuais e quem vemos são os avatares de cada personagem. Jeeves, uma inteligência cibernética do futuro é o narrador e quem possibilita as visualizações nestas reuniões virtuais.
Este vídeo faz parte do Cassiopeia Project, a cuja equipa agradecemos a autorização para a publicação, com a respetiva tradução e legendagem, na Casa das Ciências.

source

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta