Modelo Padrão da Física de Partículas

Science and the Akashic Field: An Integral Theory of Everything
3 de dezembro de 2019
The Spiritual Universe: One Physicists Vision of Spirit, Soul, Matter, and Self (English Edition)
4 de dezembro de 2019

Modelo Padrão da Física de Partículas



Material da Casa das Ciências, disponível para download em:
http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=38507360&Itemid=23

Vídeo que faz uma abordagem resumida ao Modelo Padrão da Física de Partículas, o modelo que explica (e prevê) as forças e partículas fundamentais que constituem a matéria. As forças serão a gravidade, a Força Nuclear Forte, a Força Fraca e o Eletromagnetismo. Algumas das partículas mencionadas são os quarks, os leptões, os eletrões, os protões, os neutrões e as partículas mediadoras das forças (bosões mediadores — os fotões, os gravitões), mesões, os gluões, etc.
O vídeo está inserido numa estória de ficção científica chamada “CounterClockWise” que pretende captar a atenção da audiência para a ciência. A estória inicia-se com Kevin (o herói) a conduzir o seu camião por uma estrada rural. Diana (uma bela bióloga) está escondida no camião e Kevin não a vê até que, de repente, um par de luzes muito fortes surgem na estrada mesmo em frente dele. Logo surgem no futuro e conhecem Chaucer, o misterioso líder de um projeto que tenta construir uma máquina do tempo para os enviar de volta. Encontram-se regularmente para aprender e discutir a ciência necessária para que o projeto seja bem sucedido. As reuniões são virtuais e quem vemos são os avatares de cada personagem. Jeeves, uma inteligência cibernética do futuro é o narrador e quem possibilita as visualizações nestas reuniões virtuais.
Este vídeo faz parte do Cassiopeia Project, a cuja equipa agradecemos a autorização para a publicação, com a respetiva tradução e legendagem, na Casa das Ciências.

source

24 Comments

  1. Nick Tuck disse:

    Desde quando verde é cor primaria? O certo seria o amarelo.

  2. Olá alguem saberia me indicar um vídeo, que explica desde os Quarks, prótons, nêutrons, moleculas, celulas humanas, órgãos, sistemas do corpo.
    Desde já muito obrigado

  3. CARO PROFESSOR, A FÔRÇA DE EXPANSÃO DO UNIVERSO, É A QUINTA FÔRÇA DA NATUREZA, PRODUZIDA PELA ENERGIA ESCURA, JÁ DETECTADA E COMPROVADA, COMO A FÔRÇA QUE PROMOVE A EXPANSÃO CÓSMICA. SÓ QUE, SEGUNDO AS LEIS DA BIOLOGIA E DA BIOFISICA, DIZEM QUE, SÓMENTE, OS SÊRES VIVOS, QUE SÃO BIOSISTEMAS ABERTOS, TÊM O PODER DE CRESCER OU SE EXPANDIR. CONCLUO, DIZENDO QUE O COSMOS É UM CORPO OU BIOSISTEMA DE UM SER VIVO, SUPER INTELIGENTE E ONISCIENTE, QUE CRIA E EXPANDE O UNIVERSO COM TRILHÕES DE GALÁXIAS. ABRAÇOS, Dr. SERGIO GOULART. (PESQUISADOR)

  4. Luiz Felipe disse:

    A musica em 8:25 parece Chrono Trigger . I loved it, I want more.

  5. Dan Park disse:

    saber q assisto isso por prazer é me sentir a estranha

  6. Deh disse:

    Espetacular – indicarei

  7. Excelente material

  8. eletrão protão, serão os nomes dos meus gatos

  9. TREVO SORTE disse:

    alguem aqui tbm conseguem ver particulas reais olhando para cima ?

  10. TREVO SORTE disse:

    só consigo ver durante o dia por causa da claridade do sol que fazem elas aparecerem acho por causa da luz do sol que ela toma uma forma de cor bem clara

  11. TREVO SORTE disse:

    são como essas bolas de particulas do video mas as que vejo são bem claras bem pequenas e bem rapidas elas parecem que estão vivas se movimentas para todo lado sobe dece elas ficam voando rapido no ar eu consigo ver quando estou na sombra olhando para cima eu consigo ver milhares delas voando elas são bem rapidas bem pequenas fica voando pra todo lado parecem que estão vivas

  12. TREVO SORTE disse:

    invisivel *

  13. TREVO SORTE disse:

    milhões de particulas são como bolha de sabão bem clarinha bem rapidas sobem e descem ao mesmo tempo são bem pequenase muitas rapidas são visivel ao olho mais eu consigo ver elas

  14. TREVO SORTE disse:

    quando eu olho para o sol

  15. TREVO SORTE disse:

    eu vejo particulas menusculas voando

  16. O gráviton não deveria estar aí.
    Ele ainda não foi detectado. Por enquanto, gravidade é curvatura do espaço-tempo, apenas.

  17. victor abrao disse:

    as cores primarias citadas estão erradas pois o verde é apenas a junção de amarelo e azul

  18. Dr manhatan e vc ?

  19. Alex Pereira disse:

    É o melhor vídeo que eu já vi! Tem tudo a ver comigo!

  20. Alex Pereira disse:

    Também é possível unir 2 diamantes um com o outro, através do emaranhado quântica. É muito legal!

  21. Alex Pereira disse:

    Um dos conceitos da eletrodinâmica quântica, é que as partículas da matéria se conectam entre si mesma, e em outros objetos mesmo quando não estão conectados.
    É muito legal! Amo isso!

  22. Alex Pereira disse:

    Eu sou apaixonado por eletrodinâmica quântica, se eu tivesse condições de avançar nesses estudos, eu dedicaria à minha vida em todos esses conceitos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: