O Entrelaçamento Quântico Explicado

Mastery: The Keys to Success and Long-Term Fulfillment
4 de fevereiro de 2020
O Julgamento do Diabo
4 de fevereiro de 2020

O Entrelaçamento Quântico Explicado



O entrelaçamento quântico (ou emaranhamento quântico) é fascinante! Ele aparentemente possibilita coisas como transmissão de informação à velocidades mais altas do que a luz, o que deveria ser impossível de acordo com o nosso entendimento atual do Universo. Como ele funciona?

ASSINE NOSSO PROJETO: http://catarse.me/cienciatododia

ME SIGA NAS REDES SOCIAIS!
http://instagram.com/pedroloos
http://twitter.com/pedroloos
http://facebook.com/CienciaTodoDia

E-mail: [email protected]

Um muito obrigado aos apoiadores do Catarse que tornaram esse vídeo possível: Patrícia Guedes, Héctor Pittman Villarreal, Silvio Barbosa, Jackson Cardoso, Pedro Pizzolato, Martim Bottene, João Pedro, Linton Möllmann, Jônatas Almeida, Henrique Tavitian, Roberto Carneiro, Rafael Jacobucci, Lucas de Moraes e Roberto Lisboa.

Roteiro: Pedro Loos e Greg de Souza

Edição: Caique Oliveira

Fontes e Leitura Adicional:

https://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_entanglement

https://physics.aps.org/articles/v8/123

https://www.newscientist.com/article/dn24473-entangled-toy-universe-shows-time-may-be-an-illusion/#.U8_-ApSSx2A

https://www.nytimes.com/2015/10/22/science/quantum-theory-experiment-said-to-prove-spooky-interactions.html

https://web.archive.org/web/20150412044550/http://philosophyfaculty.ucsd.edu/faculty/wuthrich/GSSPP09/Files/BellJohnS1981Speakable_BertlmannsSocks.pdf

Teletransporte e Aplicações:

https://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_teleportation#Non-technical_summary

https://www.nature.com/news/quantum-teleportation-is-even-weirder-than-you-think-1.22321

https://www.sciencenews.org/blog/context/entanglement-spooky-not-action-distance

https://curiosity.com/topics/the-worlds-biggest-quantum-entanglement-experiment-just-proved-einstein-wrong-curiosity/

source

48 Comments

  1. 🏆 O Ciência Todo Dia foi indicado para o prêmio de melhor canal de ciência de 2018! Vocês podem me ajudar votando no link? https://premio.canaltech.com.br/2018/
    Leva menos de um minuto e você com certeza estará ajudando o canal a crescer ainda mais!!

  2. Esse canal é incrível 👊👊👏👏🔥 show 👏

  3. Só não entendi uma coisa. Como esse elétron foi enviado a Andrômeda?

  4. Eu gostaria de entender melhor alguns pontos. 1º: a superposição. Por mais bem explicado que está, eu ainda sinto-me confuso. O elétron tem os dois spins ao MESMO TEMPO ou é só uma questão de indeterminação enquanto não é observado? Pelo que entendi, ao observarmos, ele tem um spin específico. Quando a gente não observa (mede, sei lá), ele pode ter qualquer um dos dois. Eu, leigo que sou, não vejo nada de extraordinário nisso.

    2º Como um elétron fica emaranhado com outro? rs

    Como sempre, ótimo vídeo!

  5. José Alberto disse:

    Olá sou meio travado e entendo devagar as coisas portanto minhas dúvidas são sempre bem básicas. Portanto, minha primeira questão sería: Porque esse entrelaçamento não aconteceria entre um elétron e outro o mais próximo possível ao invés de um a milhões de anos luz de distância?

  6. Excelente!🙋👏👏👏

  7. eu não li os artigos cientificos originais então não tenho certeza mas uma coisa eu tenho quase certeza: se um gênio como Einstein ficou assustado é pq possibilitava transmissao de informação mais rapido que a luz e não era um mero quebra cabeça ou sistemas isolados

  8. Eric M. Souza disse:

    O experimento é mais mental que realizável, né? Pois afastando esses dois elétrons que interagiram por uma enorme distância acabaria levando a novas interações e não seria mais um sistema de só dois elétrons.

  9. Tão lindo e tão inteligente

  10. Se há indefinição das possibilidades o observador influência nos resultados das particulas? Se as informações dos elétrons distintos coexistem o observador não influência no resultado das partículas? De onde vem a informação prévia?

  11. Wilson Santos disse:

    Duvida… é possível ocorrer o entrelaçamento quântico entre três elétrons? Se sim, se um elétron tiver spin pra cima e o outro pra baixo e se medir o estado do terceiro elétron, qual será o estado do seu spin?

  12. Melhor o spin que você mediu for indeterminado…

  13. E se o spin de um for indeterminado por exemplo?

  14. Black Mamba disse:

    Olá, alguém sabe quais os princípios da mecânica quântica que contribuíram para as comunicações.

  15. ok, explicado. o que nao estou entendendo e como eu comporto as particulas. Como assim isolar particulas equidistantes? como isso é possivel?
    muita paz e luz

  16. L disse:

    10:40 vc nao descobriu q tinha dez reais, mas descinriu q tava pobre kkkkkkkk

  17. Eu sou cristão só tô aqui por que ciência e a melhor matéria de escola

  18. 8:21 Isso é uma prova óbivia que vivemos em uma simulacao, por favor acordem! estamos na matrix

  19. Marcos Mello disse:

    É… gosto da ciência… A irmã mais nova da religião, parece que a ciência caminhou livremente por séculos…mas agora está a beira do abismo do inexplicável, os mais sábios da física, ficam perdidos, os que não tem a humildade de admitir, tentam explicar, mas…falham miseravelmente! A ciência é também um religião, chamada materialismo! A outra é chamada de criacionismo! Os sacerdotes do materialismo são cientistas, e assim como os seguidores do islã, ou do cristianismo estão presos nos paradigmas de suas tradições religiosas. Os cientistas estão presos no materialismo, e estão vendo diante de seus olhos a matéria, seu maior objeto de adoração seu desfazer… chegando em um ponto onde deveram abandonar os cálculos, e abraçar a fé!!!!✌👍

  20. Eu tinha um certo preconceito com física até conhecer esse canal e pode abrir minha mente hipócrita ao ponto de vista sobre a física

  21. Ecir Spedo disse:

    Sei, sei…

  22. Como se sabe que uma partícula está ligada com a outra?

  23. mas obvio se os dois fornam um coisa para ele se ligar precisa ser diferente isto como dois ímãs ,

  24. Omar Saiyd disse:

    E se mudarmos o spin de uma partícula, o da outra que está entrelaçada com ela tb muda?

    Se a resposta for sim, seria possível aplicar isso a comunicações a longas distância, como no caso de sondas interplanetárias?

  25. Excelente sob todos os aspectos! Brilhante!!!

  26. Ótima explicação. Não resta dúvidas depois disso.

  27. karl mohor disse:

    Haveria a possibilidade de apresentar os fundamentos naturais / físicos que possibilitam o surgimento do fenômeno tornado = vórtice? Sendo possível, haveria condições de explicar se este fenômeno pode ser confinado, mesmo parcialmente?
    Obrigado pela atenção

  28. Amaral 155 disse:

    Por que? Porque sim

  29. Jc Cn disse:

    Uma corda com onda. Terá ondas do mesmo tamanho
    Nós também somos ondas
    Se observarmos(surfarmos)a onda(spin) subindo de um átomo,
    O outro(da mesma corda) deverá decer.
    Como sei isto? NÃO SEI, SÓ SEI QUE É ASSIM kkkk
    Quem sabe mais?

  30. Alguém dos comments me responda pfv ;-;

    Se eu definir uma partícula como x, usando experimentos, e usar o entrelaçamento com qualquer partícula o resultado vai ser y (pra outra partícula), mas não faria sentido, por que se pegasse qualquer outra partícula e fizesse isso, o resultado seria o mesmo, isso é algo explicável ou me tornarei famoso no futuro por criar um paradoxo?

  31. Boladão disse:

    Em uma superposição de estados, uma partícula pode possuir várias quantidades de energia simultaneamente. Ao medirmos ou observarmos essa partícula, ela “escolhe" uma dessas quantidades. Então, o que acontece com as outras quantidades?

    Alguém pra responder essa pergunta?

  32. Fabio Pereira disse:

    Muito interssante , fisica quantica pode salvar vidas

  33. arcogames disse:

    Mas se por hipotese, como esses dois eletrons são um só graças ao entrelaçamento, se vc interagir com um deles não irá afetar o outro, imaginando q vc conseguiria passar informação de lugares distantes através desses eletrons.

  34. Cara, to me sentindo muito burro agora…

  35. matheus wd disse:

    mulher para mi tá tudo em superposição nao sei se tá nervosa se tá boa mas diferente da particula é q nao quero descobri

  36. Farei um celular com a tecnologia de entrelaçamento quântico. Primeiro eu emparelho os dois aparelhos, e os spins serão modulados pela voz. Mais tarde será a Tv, internet instantânea e qualquer coisa que envolva telecomunicações.

  37. Charlei13 disse:

    Isso basicamente mostra que esses elétrons estão ligados através de um meio que não entendemos ainda. Como uma quarta dimensão do espaço ou algo assim.

  38. Andy Franco disse:

    Entendi nada mas continuei assistindo pela curiosidade

  39. Se uma esta subindo a outra esta descendo … numa frequência X

  40. O Entrelaçamento Quântico não seria o mesmo que o Particula 1 fizesse a Particula 2 assumirem a mesma frequência no entanto com polaridades Invertidas ?

  41. The Nicollas disse:

    Ainda acho que violaram a minha lei da velocidade da luz hein.

    – by Einstein.

  42. LHBK disse:

    The…f…?

  43. Até parece que os 2 na verdade parecem fazerem partes do mesmo corpo,dando assim a imprensão de se comunicarem,mas na verdade só estão tendo reações quando são tocados,afinal poderiam ser um só.

  44. Gostei quando você diz aos 9:22 que é “o nosso entendimento atual da mecânica quântica” e aos 9:49 “a forma aceita de pensar sobre essa questão” quando fica claro de que no meio científico essa ainda é uma questão em aberto. Uns simplesmente não aceitam a ideia da comunicação acontecer instantaneamente e propõe “formas ou entendimentos sobre essa questão”, outros estão se debruçando sobre o problema e encontrando, tanto aplicações práticas quanto experimentos fascinantes, como a brasileira que provou a transmissão de informações:
    https://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/09/luz-que-enxerga-o-que-nao-viu/

    Ou os chineses que já estão se aproveitando disso para criarem sua internet quântica
    http://sciam.uol.com.br/china-quebra-o-recorde-para-acao-fantasmagorica-a-distancia-e-abre-caminho-para-a-internet-quantica/

  45. Marcelo Souza disse:

    Pedro , mas como seria feito esse emaranhamento quântico numa distância absurdamente grande como esta que vc usou de exemplo ??
    Ou sei lá, mesmo em distâncias menores, como se faz um emaranhamento entre um eletron aqui na terra e outro na lua?? não entendo, desculpe minha ignorância mas dificil entender com é feito isso…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: