O que é a Dualidade Onda-Partícula?

Jam with Peanuts
14 de fevereiro de 2020
¿Qué es el entrelazamiento cuántico?
15 de fevereiro de 2020

O que é a Dualidade Onda-Partícula?



Neste vídeo explico o efeito fotoelétrico, a quantização da energia e a dualidade onda-partícula da matéria, fenômenos que são a fundação da Teoria Quântica.

Atenciosamente,
Diogo Afonso Leitão.

Este canal detém o selo SVBR, Science Vlogs Brasil, que atesta a qualidade da divulgação científica no Youtube. Os outros canais com o selo podem ser encontrados em https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

source

37 Comments

  1. Jean Lucaz disse:

    Caraca, sua voz engrossou. Eu me sentia melhor com a sua voz antiga kkk, mas vamos tentar ir mesmo assim.

  2. Não foi Max Planck???? Creio que a leitura deste link https://brasilescola.uol.com.br/quimica/teoria-max-planck.htm colocará Dr. Max Planck novamente no lugar dele…

  3. será que as ondas são ondas de pressão será que o atomo é uma particula virtual e os granulos e que faz a dor humana
    e quanto mais particulas maior vai ser o grau por isso sentimos dor no corpo quando sofremos alguma coisa

  4. Luquibo disse:

    Alguém por favor pode me explicar por que não nos comportamos como onda? eu escutei ele dizendo por que, mas não entendi.

  5. Dorffik disse:

    Meuuu nome e Diego kk muito bom men

  6. Você diz que as moléculas interagem entre si como partículas e não como ondas porque o comprimento das ondas dos seus átomos é menor do que a distância entre eles e é por isso que o macrocosmo pode ser descrito classicamente porém não pela mecânica quântica porque, se uma estrela é idêntica a um fóton e uma galáxia a um átomo e o comprimento de onda de uma galáxia também é menor do que a distância entre elas e quando interagem o fazem como as moléculas descritas por você através de partículas da sua periferia.

  7. muito bom. um universo dentro de nós está correto na minha opinião. eu iria mais longe: nosso corpo é todo infinito em miniatura. Onde uma célula começa do invisível ao visível, esse é o pacote com uma luz que é a vida desse pacote humano. deste modo; toda matéria existe energia

  8. Irvson Santos disse:

    Alguem tem o video do fisico norte americano que prova que a dualidade é uma mentira?

  9. Que vídeo foda!! Me ajudou a entender o que precisava.

  10. muito bom. isso explicou a vida; que é uma luz divisível em todo infinito, e os planetas são os pacotes, cada qual com energia diferente, por que o peso do infinito junto a vida que é uma luz invisível vai passando pelos pacotes que são os planetas e é modificado os pacotes de planetas etc. Assim explica as diferenças de cada planeta quando a vida é uma só em todo o infinito. Isso é apenas uma ideia que surgiu, pois eu não entendo de física e não tenho nem o primário

  11. Isis Moojen disse:

    so para acrescentar: depois de de Bloglie, varios fisicos/quimicos tentaram explicar a dualidade da materia, ate que ocorreu uma das Conferencias de Solvay em que se juntaram genios como Einstein, Marie Curie, Rutherford e tantos outros e, ainda assim, ninguem conseguiu chegar a conclusao nenhuma. Em 1927 Heisenberg chegou com sua teoria "Principio da Incerteza" em que descobriu porque ninguem nunca descobriu e nem nunca vai descobrir o misterio do eletron: pois o eletron eh uma particula minuscula, em que qualquer quantidade de energia o coloca em movimento, e o unico jeito de deixar ele imovel e conseguir analisa-lo eh chegando ao zero absoluto (0K – -273 graus celcius), do qual nao temos tecnologia suficiente para tal.

  12. O ruim de você saber sobre esse tipo de coisa e que não pode conversar isso com uma pessoa "normal"

  13. achava que a ideia de energia em pequenos pacotes era de planck

  14. Parabéns! Excelente canal… Gratidão por compartilhar conhecimento!

  15. Daniel Rocha disse:

    Tenho uma pergunta ignorante, se puder me ajudar serei grato.
    Nosso corpo é composto de energia e a energia compõe as 3 partículas próton, nêutron, elétron e essas partículas compõem toda a matéria, eu li sobre a energia e ela é infinita e imortal o que acontece com as partículas enérgicas constituintes do nosso corpo quando morremos e entramos em decomposição?

  16. Muito bom o vídeo, muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Esclareçam-me por favor: senão me engano, os "quanta" de energia não foram propostos por Max Planck?

  18. Texto muito bem escrito, parabéns!

  19. Luan Brendo disse:

    Estudando pra recuperação…😒

  20. Romeu Ivolela disse:

    Cara, que vídeo excelente. É o tipo de conteúdo que evidência o poder da internet e da distribuição de conteúdo de altíssimo nível. Show de bola!!!

  21. Fannatos disse:

    15 videos aulas e eu só entendi com esse cara

  22. Esse vídeo me fez explorar todos os outros vídeos do canal.. adorei! 😀

  23. Monica Regina disse:

    achei muito bonito a pauuta, mas…esntendí pouco!

  24. Andre Leandro disse:

    Um canal espetacular como esse somente com 61 mil inscritos e vemos canais de Funk por exemplo com milhões, isso é triste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *