O que NÃO É a Física Quântica | Primata Falante



O que Física Quântica tem a ver com mística e espiritualidade? Spoiler: nada.

Se quiser apoiar meu trabalho, acesse:
https://www.padrim.com.br/primatafalante

ou

https://www.patreon.com/PrimataFalante

Twitter: @davirsimoes – https://goo.gl/p1Ib7W
Snapchat: davirsimoes
Facebook: Primata Falante – https://goo.gl/6zmGpn

Visite também o blog:

Sísifo e o Absurdo: http://sisifoeoabsurdo.blogspot.com.br/

Um livro ótimo pra quem queira conhecer mais sobre o assunto: Física Moderna – Origens clássicas e fundamentos quânticos – Francisco Caruso e VItor Oguri

Um livro mais técnico:
Física Quântica – Átomos, moléculas, sólidos, núcleos e partículas – Eisberg & Resnick

Um canal com ótimas vídeo-aulas sobre física moderna – https://www.youtube.com/user/FisicaModernaUFF

História da Teoria Quântica – http://www.fflch.usp.br/df/opessoa/Hist-MQ-2.pdf

Músicas sob a Licença Creative Commons, disponíveis em http://www.jamendo.com/br/

USDT – Narkaor
Night City – Antartic Breeze
Week Day – Antartic Breeze
Driving to Hell – Brain Control
Nothing in the Dark – Josh Woodward Intrumental
Dreams – Oaklawn

source

41 COMMENTS

  1. O observador altera a realidade:
    Minha bebê tá dormindo no escurinho do nosso quarto. Na dúvida, ligo a lanterna do telefone para conferir. Resultado: acordo, a pirraia. 😑 Meti o fóton na cara da criança e foi elétron pra todo lado.

  2. Saudações! Excelente vídeo
    ! Cito esse canal nas minhas aulas e recomendo sempre aos meus alunos! Sou doutor em Física Teórica e estou montando timidamente um canal com a proposta de mostrar que com materiais de baixo custo (ou nenhum material) podemos entender conceitos chave da ciência atual! Inscreva-se neste canal/perfil (professor Davidson Viana) e me sigam também no instagram @vianadavidson . Serei humildemente grato pelo apoio e farei por merecer cada inscrito com bastante trabalho! Abraços!

  3. “QUANDO ALGUÉM LHE FALAR EM CURA QUÂNTICA, É FALÁCIA, É BALELA,

    É MENTIRA… NÃO EXISTE COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA… O CONGRESSO

    TEM QUE FAZER LEI PROIBINDO ISSO”. São afirmações de Drª Gabriela Bailas

    Especialista em Física Quântica, com doutorado na Universidade na França.

    Canal física e afins. Twitter: @bibibailas

  4. Mesmo que não seja a sua área, talvez esse termo não seria programação neurolinguística , a ideia de que o quanto a pessoa busca algo o seu cérebro estará mais propenso pelo inconsciente a buscar tal objetivo , mesmo que a PNL possa ser tratada também como pseudociência?

  5. Primeiro video que aborda a questão "quantica" da forma que faz sentido para o ser humano.
    Eu estudei muito, mas muito mesmo, esse tema. E por mais que existia algo de lógica que explicava o mundo, algumas afirmações sempre me deixava com a sensação de que, não se encaixava totalmente na realidade experimentada.
    E uma das ideias principais é justamente isso de amor incondicional e salto quantico, pra mim, questões tão reais quanto a volta de Jesus. Coisas que transformam a fé em bobagem.

  6. Vamos lá. Eu não sou cientista, não tenho conhecimento nenhum nessa área da física. A pouco tempo tenho passado por um processo de rever meus valores espirituais e obviamente dei de cara com os coachs quânticos. Inicialmente eu pensei: "nossa que incrível!" maaaaaaas depois de uma googlada vi que a parada não era assim como eu pensava. Fui falar com os meus amigos acadêmicos de ciências exatas e rapidamente vi que algo de errado não estava certo. Continuei a pesquisar, segui o rastro das pessoas que estavam por trás desses movimentos de física quântica para coachs e Shazam! Encontro um monte de gente que gastou rios de dinheiro com esse tipo de """"""tratamentos quânticos"""""" e nada aconteceu. Bom, é frustrante? Sim, mas pior é pensar que a maioria das pessoas que caem nessas conversas são: pessoas ingênuas que não sabem nada de física (assim como eu) mas querem melhorar espiritualmente, pessoas com doenças graves como depressão, síndrome do pânico, borderline entre outras que inclusive exigem a prescrição de medicamentos e pessoas que querem ganhar dinheiro com algum tipo de negócio fácil.
    Para os três grupos acima a frustração é quase certa e a longo prazo as consequências nem podemos imaginar.
    Eu fico triste com isso, mas fico mais triste em pensar que os cientistas estudam a sua vida toda para saber a verdade sobre coisas que a maioria da sociedade não sabe e não existe nenhum trabalho efetivo com incentivo real para divulgação em massa desse tipo de descobertas, estudos, etc, para que a sociedade não caia nesse tipo de charlatanismo.
    Me desculpem aqui se eu estiver falando alguma bobagem. É só um desabafo.

  7. Gostei muito do lembrete que a responsabilidade da divulgação científica para os não cientista é do cientista, o esforço em tornar acessível ao público não especializado, como eu 🙂

  8. Guys, para quem quiser uma base básica hsushu sobre física quântica, podem ler o livro de Stephen hawking "Uma breve historia sobre o tempo" ele acaba entrando bastante na parte da física quântica para explicar algumas reações que acontecem no espaço e sobre algumas teorias do inicio do universo!

  9. Sobrenatural na maioria das vezes pode ser algo que a humanidade ainda não tem o conhecimento necessário para entender. Por isso não se deve descartar a religião. Entender que há algo fantástico por trás maior, pode abrir a sua mente e te dar mais otimismo

  10. Ué, se um peixe nunca tivesse sido visto no mar, o ser humano diria que seria impossível viver nele pelo simples fato de não poder respirar dentro da água. Como um cientista pode dizer que algo não faz sentido ou que não é real se ela não expericiencia isso? Ela estudou a vida de cada pessoa para saber se oq ela experiência acontece ou não? Como você explica a locomoção dos espíritos? A comunicado com eles? Como explica a vida mudar quando você se sente bem consigo? Como você explica eu sentir quando me aproximo de alguém a vontade de chorar e a mesma confirma isso? ( obviamente você vai negar a existência deles e até me sugerir um bom psiquiatra) é aí que a ciência erra, ela ao invés de buscar estudar afundo sobre isso ela negaria e mandaria procurar um médico só pelo fato de não vivenciar isso, talvez se vc fosse um cientista e vivenciasse coisas " sobrenaturais" seria um pesquisador afim de buscar profundamente uma resposta. Então vocês também não podem falar algo do qual não foi feito nenhum estudo aprofundando sobre isso, como um cientista vai falar de espíritos se não vê? Então deveriam criar uma ciência que considere esses eventos espirituais e explicando o seu funcionamento sem ficar dizendo que é misticismo ou que precisa de um psiquiatra. Você não pode afirmar que existe, mas também não pode negar sua existência. Que moral vcs tem para afirmar que outra pessoa tá errada se vc não expericiencia isso? Obviamente vai negar, por que foge da sua lógica, repito pelo simples fato de não experienciar fenômenos espirituais. Afirmem coisas que vcs experienciam, aí sim vocês vão ter argumentos.

  11. Nossa… Assistindo somente hoje, afinal seu vídeo possui 4 anos! Posso afirmar que nesses 4 anos muitos aproveitadores deturparam a ciência e se aproveitaram (e se aproveitam) para ganhar dinheiro. Pesquisei incansavelmente pelo tema "física quântica" e, mesmo sendo da área de humanas, nunca achei nada de ciência nos vídeos. Ainda bem que estudei física no ensino médio para saber que nada nesses vídeos que assisti são verdadeiros… Realmente alguns tratam estudos sérios como piada. E pior: Criam cursos, palestras e alienam pessoas! Hehehe
    Ah! Ainda bem que a seleção natural é comprovada!
    Grata pelo video.

  12. Melhor vídeo sobre o tema. Realmente o que mais tem no you tube é pseudo analistas, é por isso q tem vários mitos sobre o assunto, sobre o papel do observador etc., tem até pastor evangélico puxando sardinha para sua brasa impressionando os fiéis e fazendo seus entrelassamentos entre fisica (realidade ) e fantasia (misticismo) para provar suas crenças, é como todo mundo é leigo e já tem pré disposição a acreditar em poderes sobrenaturais, os caras tem a faca e o queijo nas mãos e ainda dizem que é provado científicamente.

  13. Ricky Gervais: “Se você destruir todos os livros, todos os registros, das religiões, daqui a mil anos haverá religiões diferentes das de hoje. Se você destruir todos os registros científicos, não. A ciência de daqui a mil anos será a mesma que a gente tem agora, porque vão fazer os mesmos testes e encontrar os mesmos resultados.”

  14. Muitos que não são adeptos do método cientifico  acabam por tentar relacionar tudo com suas crenças, o que é natural, pois outra forma de assimilar seria um paradoxo, foi assim quanto da descoberta que a Terra não é plana e não é o centro do sistema solar, da mesma forma quanto da Teoria da Evolução, da Relatividade, da Teoria do Big Bang,  e demais estudos nos diversos campos da Ciência . Essas leis da física e agora mais recente a que se refere a quântica sempre existiu desde antes da existência humana, então, com exceção de novos adventos tecnológicos que irão surgir devido essas novas descobertas e estudos da física Quântica, nada deveria mudar no campo moral ou espiritual, o que deveria mudar seria só mais um ângulo de percepção de mundo. O resto é sensacionalismo, e muitos irão saber aproveitar disso principalmente no campo místico e religioso, preparem-se para as mais variadas interpretações e visões desse fenômeno. O mundo apenas funciona assim e só temos que aceitar isso, mas  ao invés tentamos "explicar" o que não compreendemos das mais variadas formas que não a do método científico, esta última forma, apesar dos grandes avanços ainda engatinha frente ao que há por vir ainda.

Deixe uma resposta