Princípio da Exclusão de Pauli e a Estrela de Nêutrons | Queda Livre 04



No vídeo de hoje vamos falar sobre o Princípio da Exclusão de Pauli, que é o que garante a estabilidade da matéria.
Vamos falar de como a física quântica explica a química, entendendo a equação de Shcroedinger, a sua solução pela função de onda e o significado de um estado quântico, definido pelos quatro números quânticos.

Com isso, vamos entender porque a vida é tão diversa, porque os átomos se combinam de diferentes formas para formar diferentes moléculas e como isso está relacionado com a nossa existência.
___________________________________
Inscreva-se no canal: http://goo.gl/tyM6Dp

Redes Sociais:

Facebook: http://www.facebook.com/quedalivrevideos
Instagram: https://www.instagram.com/felipe_guisoli

____________________

FONTES:
– Física Quântica – Átomos, Moléculas, Sólidos, Núcleos e Partículas (Eisberg e Resnick)
http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/pauli.html
http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/Astro/pulsar.html
http://www.bbc.co.uk/programmes/b08kscgb
https://www.youtube.com/watch?v=RrMvUL8HFlM
https://svs.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/details.cgi?aid=11447

source

45 COMMENTS

  1. Olha, estou lendo um livro de física quântica para leigos e estava com dificuldade de entender o princípio de exclusão de Pauli. A sua explicação me ajudou bastante! Obrigado!

  2. Aos 8:45 é dito que dois férmions no mesmo estado quântico não podem ocupar o mesmo lugar no espaço simultaneamente. Mas pelo princípio de exclusão, os férmions não podem ocupar o mesmo estado quântico. Não compreendi esse trecho do vídeo. Ademais, parabéns pelo trabalho.

  3. Cara, sensacional, é disso que sinto falta na divulgação científica, a maioria dos divulgadores pegam um tema e explicam muito superficialmente, e quando chegam em uma parte um pouco mais avançada falam:"Eu não quero citar termos técnicos", o que deixa perguntas sem respostas sobre temas interessantíssimos.
    Você conseguiu pegar esse tema, explicar de a maneira fácil de entender e mais "à fundo" no tema ainda citando aplicações sensacionais.
    Enfim, parabéns pelo ótimo trabalho, e continue sempre com a dedicação.☺️

  4. Caraca, muito legal!!
    So 2 perguntas
    Existe alguma explicação para o princípio da exclusão funcionar ou é apenas algo observado ou uma questão probabilística?
    E outra coisa, esse tipo de conhecimento você teve em sua grade curricular de física ou você pesquisou por fora do curso?

Deixe uma resposta